英语英语 日语日语 韩语韩语 法语法语 德语德语 西班牙语西班牙语 意大利语意大利语 阿拉伯语阿拉伯语 葡萄牙语葡萄牙语 越南语越南语 俄语俄语 芬兰语芬兰语 泰语泰语 对外汉语对外汉语

丹麦语学习网

  • 高级搜索
  • 收藏本站
  • 网站地图
  • RSS订阅
  • 设为首页
  • TAG标签
  • TAG列表
  • 关键字列表
当前位置: 首页 » 丹麦语阅读 » 民族文化 » 正文

O Mestre de Belas Artes chinês, Zhang Ding

时间:2016-08-22来源:互联网 
核心提示:O Mestre de Belas Artes chinês, Zhang Ding
(单词翻译:双击或拖选)
No espaço "Personalidade Cultural" de hoje, vamos conhecer o mestre das Belas Artes chinesa, Zhang Ding. Zhang Ding, de 93 anos, é responsável pelo desenho do emblema nacional e os primeiros selos da República Popular da China e é considerado uma "personalidade clássica da história chinesa das Belas Artes no século 20".

Zhang Ding nasceu em 1917 em uma aldeia da Província de Liaoning, nordeste da China. Quando pequeno, seus desenhos à tinta colorida já eram pendurados na parede das casas dos vizinhos como pinturas do Ano Novo Chinês. Zhang Ding relembrou isso anos atrás, em uma entrevista concedida à Televisão Central da China:

"Gostava de pintar quando era criança. Às vezes, meu irmão me trazia giz colorido da escola e eu os usava para pintar nas portas, que eram pretas."

Quando Zhang tinha 14 anos, as três províncias do nordeste da China foram invadidas pelo Japão. Ele veio a Beijing e entrou em uma escola de artes. Naquela altura, desenhou várias caricaturas para revelar as gangrenas da sociedade. Em 1936, Zhang Ding começou sua carreira profissional como caricaturista em Nanjing. Ele pediu fortemente o combate contra a invasão japonesa, e suas caricaturas cheias de paixão sempre acompanhavam a situação política. Muitos jornais e revistas publicaram seus desenhos. Os editores pareciam ter descoberto uma mina de ouro e usavam um grande espaço para publicar as caricaturas de Zhang.

Depois, Zhang Ding veio a Yan'an, na Província de Shaanxi, base de apoio da revolução chinesa, onde ele aprendeu sozinho design e decoração. Desde trajes e máscaras para bailes até decoração do palco de espectáculos, do design de interiores do clube dos autores até exposições de decoração, Zhang introduziu a moda à zona montanhosa de Shaanxi com materiais mais simples e design mais modernos. O poeta Ai Qing elogiou, dizendo que "Zhang Ding levou consigo a moda a todos os lugares que foi."

Com sua experiência em Yan' an, Zhang Ding se tornou o primeiro designer a "estabelecer a imagem da Nova China" durante a fundação da República Popular da China. Ele desenhou o emblema do país, o emblema da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e os primeiros selos da Nova China. Ele ainda foi enviado ao exterior diversas vezes como responsável pelo design do pavilhão chinês de uma séries de mostras internacionais.

O conceito estético do design chinês "fisionomia moderna, estilo chinês e característica nacional", fundado por Zhang, foi absorvido no cenário internacional. Quando participou da Exposição Internacional de Paris em 1956, Zhang Ding apresentou um desenho de um pequeno parque com bambus. Logo depois da exposição, havia pessoas que queriam comprar a obra como coleção privada. Durante aquela viagem por Paris, Zhang Ding, representante dos artistas chineses, conversou com o pintor mundialmente conhecido Pablo Picasso.

Zhang Ding ainda estabeleceu-se como o primeiro especialista em afresco da China e organizou a criação dos afrescos no aeroporto internacional de Beijing. Ele combina os elementos modernos e clássicos, ocidentais e orientais, acadêmicos e folclóricos, para superar a si próprio e sempre avançar no caminho da grandeza artística.

Zhang Ding fez importantes contribuições à pintura tradicional chinesa. O famoso pintor Yuan Yunfu avalia:

"Considero que a reforma da pintura chinesa começou pelo Sr. Zhang Ding. Olhe cada pedra e cada montanha nas suas obras; ele sempre captura as coisas mais maravilhosas da natureza. A emoção e expressão profunda nos seus desenhos são coisas raramente vistas."

Em meados dos anos 1970 do século passado, Zhang começou a explorar a paisagem com tinta-da-China densa, ou seja, uma antiga maneira de pintar sem que a tinta seja misturada à água. A cerâmica colorida de 5 mil anos atrás usava este tipo de técnica.

Durante mais de 20 anos, Zhang Ding estudou a técnica de pintura densa e a implementou em seu estilo. Suas obras mostram características especiais dos montes e rios do norte da China. Suas pinturas com tinta-da-China densa combinam o espírito cultural, consciência das famílias e características históricas com heroísmo, ampliando significativamente o espaço artístico da paisagem chinesa.

O especialista em caligrafia e pintura, Yin Guanghua, avaliou minuciosamente os desenhos com tinta-da-China densa de Zhang Ding:

zhangding-4

"Acho que suas obras abriram uma nova fase da história das pinturas com tinta-da-China densa. Ele sempre procurou mostrar o espírito forte que existe também nas suas caricaturas, afrescos ou pinturas de decoração, e reforçou as coisas que quase todos ignoraram da pintura chinesa desde a Dinastia Yuan até a Dinastia Qing."

Atualmente, a Exposição de Arte da Caligrafia e Pintura de Zhang Ding está sendo realizado no Museu da Cidade Proibida de Beijing. Ao total 47 obras de Zhang são exibidas na mostra, sendo a maioria delas pintura com tinta-da-China densa.

O diretor do Museu da Cidade Proibida, Zheng Xinmiao, avaliou a criação de Zhang:

"Zhang Ding é o mestre das Belas Artes da China do século 20. Ele sempre procura a inovação artística e faz avanços. Na sua vida artística de mais de 70 anos, com a enorme paixão que exprime pela arte e como um talento excepcional, Zhang passou por diversas áreas, como a pintura tradicional chinesa, caricatura, afresco, caligrafia, teoria e educação das Belas Artes, entre outras, conquistando êxitos notáveis em cada setor. Por isso, é um pluralista raramente visto na área artística do país. Como um pintor de pintura tradicional chinesa, Zhang Ding fez grande contribuição ao desenvolvimento da paisagem do século 20."

Zhang Ding assinalou na exposição que o mais importante das suas obras é o sentimento. Segundo o poeta e tradutor Tu An, a alma de Zhang está ligada à alma da natureza, e sua pintura mostra esse espírito.
顶一下
(0)
0%
踩一下
(0)
0%

热门TAG: 丹麦语学习 小语种学习


------分隔线----------------------------
[查看全部]  相关评论
栏目列表