英语英语 日语日语 韩语韩语 法语法语 德语德语 西班牙语西班牙语 意大利语意大利语 阿拉伯语阿拉伯语 葡萄牙语葡萄牙语 越南语越南语 俄语俄语 芬兰语芬兰语 泰语泰语 对外汉语对外汉语

丹麦语学习网

  • 高级搜索
  • 收藏本站
  • 网站地图
  • RSS订阅
  • 设为首页
  • TAG标签
  • TAG列表
  • 关键字列表
当前位置: 首页 » 丹麦语阅读 » 民族文化 » 正文

Músico Tan Dun

时间:2016-08-22来源:互联网 
核心提示:Músico Tan Dun
(单词翻译:双击或拖选)
O músico chinês, Tan Dun, levou na 73ª cerimônia de premiação do Oscar, em 2001, o prêmio de melhor trilha com o filme O Tigre e O Dragão, do diretor Ang Lee, tornando-se o primeiro chinês a ser consagrado com esta honra. No espaço Personalidade Cultural de hoje, vamos conhecê-lo.

Tan Dun nasceu em 1957 numa aldeia perto de Changsha, da província de Hunan, Centro do país. Sua inspiração pela música nasceu a partir de um Erhu (instrumento tradicional chinês) e de uma flauta de bambu, que seus pais levaram a casa por casualidade quando ele era pequeno. Curioso pelas trilhas sonoras produzidas por dois instrumentos tão simples, Tan Dun tentou tocá-los, iniciando sua jornada musical.

Na terra de Tan, as grandes cerimônias como casamentos e funerais são sempre acompanhadas pela interpretação de músicas tradicionais locais. Elas concederam a Tan Dun inúmeras inspirações nas suas produções.

Você ouve agora a Canção do Grupo Yue, composta por Tan Dun, no filme O Banquete. Yue é uma tribo na antiguidade chinesa. A música, marcada por misticismo, foi interpretada em cargo de vários instrumentos de corda tradicionais chineses. Esse tom místico também pode ser percebido em outras produções de Tan Dun, como o concerto de Erhu Huo Ji (Ritos de Sacrifícios de Fogo) e a ópera Pavilhão de Peónia.

Mestrado em composição no Conservatório Central de Música, em Beijing, Tan Dun prosseguiu seu caminho na Universidade de Columbia, nos EUA, e obteve seu doutoramento em Arte de Música. Aí permaneceu nos EUA. De Hunan a Nova Iorque, o que chocou mais Tan foi a diferença entre a cultura ocidental e a oriental, que exerceu um forte impacto à criação do músico. Ele apresentou:

"Em toda a minha vida, me confrontei com dois enormes choques. O primeiro ocorreu durante a transferência de Hunan a Beijing, e o segundo aconteceu nos primeiros meses depois de chegar a Nova Iorque. Para mim, a diferença existia em todos os aspectos do meu cotidiano".

Apesar disso, já durante seu estudo em Nova Iorque, Tan Dun começou a procurar nas suas composições um ponto de equilíbrio. E ele conseguiu.

Fruto de quatro anos de trabalho, a música no filme O Tigre e O Dragão, fez um tremendo sucesso. Uma combinação perfeita de instrumentos tradicionais chineses com violoncelo ocidental, a trilha ajuda construir uma atmosfera misteriosa e triste no filme.

Apesar de tudo isso, as produções de Tan Dun provocam fortes polémicas entre críticos. O músico, no entanto, não se importa. Para ele, a música é uma arte sem fronteiras e não dever sofrer restrições. Ele falou:

"A maior crítica que recebi foi em Nova Iorque. Os críticos disseram que eu devo produzir apenas músicas a cargo de Erhu e outros instrumentos tradicionais chineses. Para eles, só os compositores ocidentais são capazes de dominar músicas interpretadas por violinos ou violoncelos. Isso, para mim, é um erro absoluto".

Residente nos EUA, Tan Dun leva uma vida modesta. Sensível e imaginativo, o músico tenta interpretar até porcelana, papel, pedra e água nas suas produções.
顶一下
(0)
0%
踩一下
(0)
0%

热门TAG: 丹麦语学习 小语种学习


------分隔线----------------------------
[查看全部]  相关评论
栏目列表