英语英语 日语日语 韩语韩语 法语法语 德语德语 西班牙语西班牙语 意大利语意大利语 阿拉伯语阿拉伯语 葡萄牙语葡萄牙语 越南语越南语 俄语俄语 芬兰语芬兰语 泰语泰语 对外汉语对外汉语

丹麦语学习网

  • 高级搜索
  • 收藏本站
  • 网站地图
  • RSS订阅
  • 设为首页
  • TAG标签
  • TAG列表
  • 关键字列表
当前位置: 首页 » 丹麦语阅读 » 民族文化 » 正文

Famoso erudito chinês, Ji Xianlin 季羡林

时间:2016-08-22来源:互联网 
核心提示:Famoso erudito chinês, Ji Xianlin
(单词翻译:双击或拖选)
O famoso erudito chinês, mestre da sinologia e professor veterano da Universidade de Beijing, Sr. Ji Xianlin, faleceu com 98 anos de idade, no dia 11 de julho, em Beijing. Ji Xianlin, com conhecimentos vastos e profundos sobre cultura ocidental e oriental, foi versado em 12 línguas, pioneiro do orientalismo da China e um dos poucos eruditos do mundo que conhecem sânscrito e tochari, obtendo êxitos notáveis em diversas áreas académicas. A sociedade chinesa mostra condolências sobre o falecimento de Ji. No bloco Personalidade Cultural de hoje, vamos conhecê-lo.

No verão de 1946, Ji Xianlin, 35 anos de idades, acabou seu estudo de 11 anos na Alemanha e regressou à China. Ele foi empregado pela Universidade de Beijing como professor e diretor do Departamento de Línguas Orientais. Depois, Ji ainda foi vice-presidente da universidade e trabalhava ali por 42 anos. Em 2001, no seu aniversário de 90 anos, Ji doou os materiais que ele colecionou por toda vida, incluindo manuscritos, livros, cartas e fotos, ao biblioteca da Universidade de Beijing.

"Há mais de 50 anos desde meu regresso à China e tenho uma conclusão: minha escolha é correta. Não posso deixar minha pátria só para realizar meus estudos. Talvez a vida no exterior seja mais calma e possa escrever mais livros, mas depois do regresso, posso usar meus talentos para contribuir à minha pátria."

Nascido em 1911 na Província de Shandong, leste da China, Ji Xianlin entrou no Departamento de Alemão da Faculdade de Estudos Ocidentais da Universidade Tsinghua, uma das universidades mais prestigiosas do país, quando tinha 19 anos. No outono de 1935, ele foi para estudar na Universidade de Gottingen, na Alemanha, e começou sua vida no exterior de dez anos. Na Universidade de Gottingen, Ji dedicou-se nos estudos da Índia e aprendeu diversas línguas, como sânscrito, russo, árabe e línguas eslávicas. Naqueles anos durante a Segunda Guerra Mundial, as condições de vida foram maus e ele não conseguia contatar com sua família na China. Mas Ji continuou se esforçando no estudo até obter doutor de filosofia e se tornar professor da universidade, antes de voltar à pátria em 1946.

Durante toda sua vida, Ji Xianlin dedicou-se no seu estudo que folheia várias áreas académicas, inclusive estudos da Índia, literatura antiga da Ásia Central, budismo, comunicações entre China e Ocidente, e publicou diversas obras. Na China, as pessoas com mais de 60 anos de idade já se reformaram, mas Ji atingiu o outro apogeu da sua criação académica entre 67 e 91 anos de idade. As duas obras mais importantes da sua vida, "História da Dinastia Tang" e "Explicação de Tochari" foram cumpridos quando ele já tinha mais de 80 anos.

"Comparando com esportes, meu sprint começou quando tinha 80 anos. As minhas obras mais importantes e com maior influência foram feitas com mais de 80 anos de idade. Tenho mais tempo livre naquela altura, mas também preciso de fazer mais esforços. Como a criação da História da Dinastia Tang com mais de 800 mil palavras, eu fui à biblioteca todos os dias, chuva ou sol. Então acho que os jovens têm que ser aplicados. Existem génios, mas eu não sou génio."

Antes do seu falecimento, Ji ainda persistiu em ler e escrever todos os dias. O vice-presidente da Associação Chinesa de Autores e velho amigo de Ji, Chen Jiangong, recordou:

"O Sr. Ji foi muito estudioso e diligente. Quando se levantou, começa o estudo. Nos últimos anos, por causa do problema das pernas, ele não conseguia anda à pé, mas ainda se sentia na mesa para ler livros e trabalhar todos os dias. Cada vez, fui o visitar, vi que ele estava lendo livros de línguas estrangeiras e sempre me pedia desculpa por não conseguir me receber de pé. Seus êxitos académicos e qualidade moral são exemplos à jovem geração."

Às vezes, Ji queria se encontrar com alguns autores e contatou Chen Jinagong, então, Chen vai escolher um restaurante e organizou um encontro entre Ji e os autores. Eles conversavam e bebiam, apreciando o tempo juntos. Quando recordou isso, Chen disse que contatos com Sr.Ji foram bastante carinhosos.

"O Sr. Ji gostava de comer pato asado, carne de carneiro e sashimi. Cada vez, vou trazer uma destas três comidas. Ele não tinha jeito para lidar com oso outros e preferia ter refeições sozinho ou com seus estudantes e familiares. Por isso, quando o visitamos, ele ficava muito alegre e conversávamos com ele, ouvindo suas opiniões profundas sobre nova tendência académica, o que é inspiração favorável para nosso estudo. Além disso, Sr. Ji era bem modesto e simpático com todos seus amigos e respeitava opiniões dos outros, o que me impressionou muito. "

Ji Xianlin é mestre do orientalismo da China. Em 2001, no seu 90º aniversário e 66º aniversário sobre estudos orientais, mais de 100 diplomatas graduados do Departamento de Línguas Orientais participaram da reunião comemorativa realizada na Universidade de Beijing. Agora, depois do falecimento de Ji, seus alunos e personalidades de diversas partes mostram condolências e os internautas publicaram diversos artigos comemorativos de Ji online. O vice-diretor do Instituto de Pesquisa sobre a Índia da Universidade de Beijing, Jiang Jingkui, afirmou:

"Na área de literatura comparativa da China e do mundo e de estudos orientais, sobretudo estudos da Índia, o papel básico de Ji Xianlin é reconhecido por todo mundo. Seu falecimento é grande perda para esta área e a Universidade de Beijing. Como seus estudantes, sentimo-nos muito tristes. Mas sabemos que embora o prédio caísse, a base ainda está bastante firme. Vamos continuar a causa do Sr. Ji, o que a melhor maneira para lembrar dele para sempre."


顶一下
(0)
0%
踩一下
(0)
0%

热门TAG: 英文原版 英文小说 英文阅读


------分隔线----------------------------
[查看全部]  相关评论
栏目列表