英语英语 日语日语 韩语韩语 法语法语 德语德语 西班牙语西班牙语 意大利语意大利语 阿拉伯语阿拉伯语 葡萄牙语葡萄牙语 越南语越南语 俄语俄语 芬兰语芬兰语 泰语泰语 对外汉语对外汉语

丹麦语学习网

  • 高级搜索
  • 收藏本站
  • 网站地图
  • RSS订阅
  • 设为首页
  • TAG标签
  • TAG列表
  • 关键字列表
当前位置: 首页 » 丹麦语阅读 » 民族文化 » 正文

"Princesa do piano", Chen Sa 钢琴公主

时间:2016-08-22来源:互联网 
核心提示:"Princesa do piano", Chen Sa
(单词翻译:双击或拖选)
Os músicos chineses desempenham um papel cada vez mais importante no cenário clássico internacional. Chen Sa, a pianista chinesa que vamos conhecer hoje, é uma deles. Considerada como "a princesa do piano", ela é a única chinesa a vencer as competições internacionais de mais prestígio: a Competição de Piano de Chopin, na Polônia, e a Competição de Piano de Leeds, no Reino Unido. A interpretação de Chen Sa é bem acolhida e elogiada pelo público dentro e fora do país, sendo agraciada pela plateia em lugares como Reino Unido, Austrália, Alemanha, Polônia e Japão.

Você está ouvindo o Concerto de Piano No.2 em F Menor, de Frederic Chopin, interpretado por Chen Sa.

Famosa pela interpretação cheia de emoção, a música de Chen Sa pode expressar a elegância das obras de Chopin, bem como o sentimento profundo da música de Schumann. A característica artística especial da pianista é seu estilo peculiar de interpretação, que sempre comove os ouvintes. Chen Sa explica:

"Sou muito sincera e emocional, ou seja, tenho vontade de expressar meus sentimentos. Quero transmitir meus pensamentos e sentimentos aos outros. Acho que a música é como uma fábula, enorme e profunda, e quando ouvimos e sentimos a música, descobrimos coisas de dentro do nosso coração. É uma voz especial e bem diferente do que a das outras pessoas. Então, nos meus olhos, a música tem significado variado para cada pessoa."

Chen Sa nasceu em 1979, em Chongqing, em uma família artística. O pai dela é intérprete de chifre francês – um instrumento de sopro semelhante à tuba –, e sua mãe, dançarina de ballet. Ela foi, então, influenciada desde pequena pelo que viu e ouviu – e se apaixonou pela música. Começou a aprender a tocar violino quando tinha apenas seis anos de idade, mas, depois de um ano de prática, mudou para o piano, pois não tinha muito interesse pelo instrumento de cordas. Em dois anos, Chen entrou para o Conservatório Musical de Sichuan para estudar piano com o professor de renome nacional, Dan Zhaoyi. Aos dez anos, ela tirou o primeiro lugar na competição de piano dos jovens da China. Nos anos seguintes, venceu a competição nacional de piano do copo Zhujiang e a 1ª Competição Internacional de Piano da China. Em 1996, com apenas 16 anos, era a participante mais jovem da rodada final da Competição de Piano de Leeds, no Reino Unido, e Chen Sa saiu com o quarto lugar. A competição foi transmitida pelo BBC, e sua interpretação atraiu a atenção dos espectadores britânicos. Desde então, Chen Sa tem estudado e tocado no exterior.

Em 1997, Chen Sa foi estudar na Escola de Música e Drama de Guildhall, em Londres, no Reino Unido, e ganhou o certificado de qualidade dos intérpretes britânicos dois anos depois, e o diploma de mestrado em música em 2001. Ela ainda continuou estudando na Escola de Música e Teatro de Hanover, na Alemanha. A vida e experiência de viver e estudar no exterior concederam novos e ricos elementos à sua música. Chen Sa disse:

"Pode-se sentir coisas bem diferentes no exterior, além de aprender coisas novas, como diferentes critérios estéticos. Pelo menos, você tem que absorver e combinar a cultura dos outros países com a sua quando vive no exterior, e tentar fazer dos elementos estrangeiros uma parte de si próprio."

Na cotidiano, Chen Sa é uma menina simples, não segue a moda e nem se preocupa com isso. Como as pessoas dizem, ela parece uma "menina da porta ao lado". Seus grandes olhos sempre expressam pureza e firmeza, bem como sua música, que possui o vigor, o otimismo, a firmeza e a coragem dos jovens.

Para as crianças chinesas que aprendem a tocar instrumentos desde pequenas, a vida de brincadeiras é sempre curta. Desde o dia em que começou a tocar piano, a música tornou-se a maior parte da vida de Chen Sa. Quando pensa nisso, ela diz que, sem dúvida, sua vida infantil foi relativamente curta e mais monótona em comparação com a dos colegas da mesma idade. Mas hoje, quando senta-se em frente ao piano, sente-se feliz, e isso compensa todos os sacrifícios feitos e a perda da vida infantil. Agora, Chen agradece muito ao seu pai, à sua severidade e ao fato de ele ter ensinado a ela a ser firme, pois isso a ajuda a superar as dificuldades:

"Ser otimista nos momentos cruciais, acho que isto é o que eu ganhei dos meus pais. Esses momentos incluem dificuldades técnicas e dificuldades na vida cotidiana. Quando a gente se depara com alguma dificuldade, naquele momento, sempre pensa que é a pior coisa da vida, mas depois, ao superar a dificuldade com o nosso esforço, a gente descobre que tudo é possível."

Agora, Chen Sa realiza cerca de cem concertos anuais em diversos lugares do mundo e já está habituada à vida ocupada. Todos os dia, sua agenda é cheia de atividades e compromissos. Depois dos espectáculos, Chen Sa diz sempre estar em um estado extremamente excitado e, ao voltar para casa, não consegue dormir até as 3h ou 4h de manhã.

O piano e Chen Sa já são inseparáveis. Tocar piano todos os dias não é só trabalho, mas uma parte indispensável da sua vida. Embora esteja sempre ocupada, Chen Sa dedica-se ao piano por no mínimo duas horas diárias, um período que para ela é de puro prazer.

Trabalhar 80% do ano faz parte da vida de Chen Sa há dez anos. Mas no plano da princesa do piano, este estado deverá ser mantido por pelo menos mais dez. Ela termina um concerto já esperando o próximo.
顶一下
(0)
0%
踩一下
(0)
0%

热门TAG: 丹麦语学习 小语种学习


------分隔线----------------------------
[查看全部]  相关评论
栏目列表