英语英语 日语日语 韩语韩语 法语法语 德语德语 西班牙语西班牙语 意大利语意大利语 阿拉伯语阿拉伯语 葡萄牙语葡萄牙语 越南语越南语 俄语俄语 芬兰语芬兰语 泰语泰语 对外汉语对外汉语

丹麦语学习网

  • 高级搜索
  • 收藏本站
  • 网站地图
  • RSS订阅
  • 设为首页
  • TAG标签
  • TAG列表
  • 关键字列表
当前位置: 首页 » 丹麦语阅读 » 民族文化 » 正文

Pintor e educador das Belas Artes chinês, Jin Shangyi

时间:2016-08-22来源:互联网 
核心提示:Pintor e educador das Belas Artes chinês, Jin Shangyi
(单词翻译:双击或拖选)
Jin Shangyi, 75 anos, é considerado o "pintor mais representativo da pintura a óleo da China contemporânea". Ele ainda é famoso por participar ativamente como um educador de Belas Artes no país. No bloco "Personalidade Cultural" de hoje, vamos conhecer um pouco sobre Jin Shangyi.

Jin Shangyi foi presidente da Associação dos Artistas de Belas Artes da China e agora é presidente de honra da organização. Nascido em 1934 em Jiaozuo, Província de Henan, centro da China, Jin Shangyi começou a desenhar cartoons quando estava ainda na escola primária. Na época, ele desenhava sem parar – à pedido dos colegas que gostavam muito das suas representações. Este foi o primeiro contato que Jin teve com a arte que o faria famoso anos depois.

Em 1949, Jin entrou para a Escola Estatal Artística de Beijing, administrada pelo renomado pintor chinês Xu Beihong. Após a fundação da República Popular da China, em 1949, a escola foi transformada na "Academia Central de Belas Artes" e se tornou a mais prestigiada universidade de educação em belas artes do país. De estudante a professor, e a presidente da academia, Jin Shangyi nunca deixou o ambiente universitário.

Em meados dos anos 50, Jin Shangyi fez um curso de pintura a óleo com Maksimov, um especialista vindo ex-União Soviética. Ele prestava atenção especial à forma de croquis que a pintura a óleo exige. Nas décadas de 1950 e 1960, Jin Shangyi já exercia uma ampla influência na pintura chinesa, e várias de suas obras com temas históricos foram colecionadas pelo Museu Nacional. Jin afirmou:

"Prefiro pintura a óleo, então, tenho de estudar sua base, o que não é fácil. Familiarizei-me com croquis, pois os estudava muito durante um curso que fiz entre 1949 a 1957. Depois de terminar o curso, sentia que conhecia profundamente as teorias básicas de croquis, mas não apliquei nas pinturas tudo que havia aprendido naquela época – só utilizei algumas das técnicas. Após visitar diversos museus na Europa nos anos 1970 e de passar uma temporada nos Estados Unidos, retornei à China em 1983, depois da reforma e abertura do país. Eu voltei tendo adquirido conhecimentos ainda mais profundos sobre modelação. Foi com já quase 50 anos de idade que comecei a minha criação."

A pintura a óleo foi introduzida na China no início do século 20. Com os esforços dos pintores da primeira geração, como Xu Beihong, a arte foi popularizada no país. Depois da fundação da Nova China, com a influência da ex-União Soviética, o estilo geral da pintura a óleo da China têm mais características da pintura a óleo russa o que uma identidade nacional propriamente dita.

Foi só com a terceira geração de artistas, como Jin Shangyi, que a cultura chinesa foi ser refletida na pintura a óleo. Após a reforma e abertura do país, Jin foi um dos primeiros a pensar em estudar arte no exterior, para ter mais acesso às diferentes culturas artísticas mundiais. Ele visitou museus de vários países, aprendeu com as obras clássicas europeias e estudou a arte dos retratos. Ele não queria apenas representar nas pinturas as personalidades famosas, mas demonstrar através delas o sentimento e o valor do pintor sobre o mundo nos retratos.

"Espero poder expressar mais o conteúdo social e os meus sentimentos através dos retratos, que é algo que eu gosto de fazer e tenho a capacidade de realizar."

Desde 1983, Jin Shangyi criou uma série de obras de retratos, encabeçada pela obra "Noiva tadjique", considerada o início do neoclassicismo da pintura a óleo chinesa. A série incentivou mais artistas chineses a se dedicarem ao período. O diretor da Galeria Nacional de Artes, Fan Di'an, disse:

"Nestas obras, podemos ver um pintor chinês desenhar a vida dos chineses por meio de pintura a óleo e expressar a pureza espiritual das pessoas, sobretudo dos intelectuais e das minorias étnicas. Suas obras possuem um espírito ideal da nova era e são consideradas exemplos do neoclassicismo, tendo grande influência na área da pintura a óleo até todo o setor de belas artes. Quando falamos da pintura a óleo chinesa nos anos 1980, o estilo mais importante era o neoclassicismo, que foi iniciado por Jin e tem influência profunda e duradoura."

Nos anos 1990, Jin Shangyi dedicou-se aos retratos de personalidades históricas e tentou combinar a técnica chinesa aos elementos da pintura a óleo clássicos. Ele criou obras como "Retrato de Huang Binhong" e "Monge Kuncan". Os críticos avaliam que as pinturas de Jin mostram as características do povo chinês, bem como os encantos da cultura nacional.

A criação de Jin não ficou limitada aos retratos, mas também envolveu a pintura do corpo humano. O corpo humano não havia sido utilizado como objeto artístico até então, e Jin fez da prática uma forma de criação independente. Jin aponta que o interesse das pessoas sempre mudam, mas, para ele, seu interesse pelo retrato nunca irá fenecer, pois ele será sempre fascinado pelas personalidades. E o artista garante que vai continuar sua criação nesta área.

Além disso, como líder da Academia Central de Belas Artes, Jin Shangyi ainda promove com o máximo esforço a fundação de novas disciplinas na arte. A partir dos anos 1990, as especialidades de modelação da academia, como pintura tradicional chinesa, pintura a óleo, gravura, escultura e afresco, evoluíram para especialidades sintéticas de modelação, design, arquitetura e cultura. Essa reforma alterou a amplitude dos intercâmbios internacionais na educação de Belas Artes da China e a preparação de pessoas de qualidade que correspondessem às novas demandas sociais.

Jin Shangyi ainda acompanha com atenção a construção cultural do país. Ele descobriu que diversos lugares começaram a montar museus de Belas Artes depois de atingir uma base econômica sólida, mas carecem de artesanatos e coleção fixa. Ele doou suas melhores obras a museus e galerias nos anos 1990 e, recentemente, fez uma doação de mais 39 pinturas a óleo e croquis.

O Ministério da Cultura da China, a Galeria Nacional de Artes e a Academia Central das Belas Artes organizou uma exposição das obras doadas por Jin em maio. Fan Di'an disse:

"O mercado está esperando e acompanhando as obras do Sr. Jin, mas ele decidiu doar as obras mais importantes à Galeria Nacional de Belas Artes. Por causa da doação feita, as pessoas puderam visitar a exposição e ver seu espírito generoso refletido em suas obras. A exposição da Noiva Tadjique é recordista em número de visitantes; nenhuma outra obra foi mais procurada. Em todas as mostras que representam as belas artes chinesas, especialmente o período depois da reforma e abertura, exibimos a Noiva Tadjique. Vamos utilizar as obras de Jin como modelos, tesouros da nossa Galeria."
顶一下
(0)
0%
踩一下
(0)
0%

热门TAG: 丹麦语学习 小语种学习


------分隔线----------------------------
[查看全部]  相关评论
栏目列表